terça-feira, 6 de abril de 2021

 PARTICAPAÇÃO EM EVENTOS

No dia 23 à 26 de Fevereiro, aconteceu o VII Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade que teve como tema “Educação Pública em Luta: resistência e contra conduta às políticas educacionais em tempo de exceção”, objetivando reunir os sujeitos envolvidos na educação dos diversos espaços educativos, para que dialoguem e reflitam em torno dos desafios relacionados à Educação Básica, discutindo ao mesmo tempo as alternativas de resistência a todas as políticas que inviabilizam a promoção da educação com qualidade. O evento foi realizado pela Faculdade de Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

As comunicações orais foram representadas no evento em 6 eixos temáticos que abrange os mais variados assuntos, como: 1. Políticas Educacionais, Financiamento da Educação e Gestão Educacional; 2. Trabalho, Universidade e Educação profissional; 3.Educação do Campo e Movimentos Sociais; 4.Práticas de Ensino, educação inclusiva e Tecnologias na Educação nos diferentes níveis e modalidades de ensino; 5. Valorização de formação dos Professores, Currículo e Diversidade Cultural na educação Básica; 6- Práxis, política da educação e saberes sociais.

Desse Modo, o Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Universidade na Amazônia, se fez presente nesse evento de tamanha relevância, com apresentação de trabalho de comunicação orais, representados pelos membros: Benilda Miranda Veloso, João Batista do Carmo Silva, Madson Jesus Farias Trindade, Ruth Lisboa Pantoja, Marlanje Solene Ferreira, Cheliane Estumano Gaia e Bruno Henrique Silva da Silva.

Foram apresentados seguintes trabalho no eixo 02. Trabalho, universidade e educação profissional:

-O SABER/FAZER DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Autores: Ademar Pinheiro Farias Júnior; João Batista do Carmo Silva.

UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: A AUSÊNCIA DA AMBIÊNCIA ACADÊMICA PRESENCIAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Autores: Ruth Lisboa Pantoja; Benilda Miranda Veloso; Madson Jesus Farias Trindade.

-DESAFIOS ENFRENTADOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO FÍSICO: A ROTINA DOS (AS) ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Autores: Madson Jesus Farias Trindade; Ruth Lisboa Pantoja; João Batista do Carmo Silva.

IMPLICAÇÕES DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO ACESSO E NA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BAIXO TOCANTINS. Autores: Marlanje Solene Ferreira; João Batista do Carmo Silva.

-UNIVERSIDADE POPULAR: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DE TRABALHADORES POR MEIO DO CURSINHO POPULAR. Autores: João Batista do Carmo Silva; Cheliane Estumano Gaia; Bruno Henrique Silva da Silva.

  

    No dia 25 de fevereiro de 2021 às 19 horas, foi realizado o lançamento de E-BOOKUNIVERSIDADE, FORMAÇÃO E TRABALHO: implicações do isolamento social na rotina dos(as) estudantes do curso de Pedagogia. Organizado pelo Prof. Dr João Batista do Carmo Silva. Publicado pela Editora Pantanal no ano 2020.

O E-BOOK foi apresentado pelos membros do grupo de pesquisa: João Batista do Carmo Silva, Marlanje Solene Ferreira, Cheliane Estumano Gaia. Onde o professor João Batista começou falando a importância da publicação do livro, que é “Uma importância rica no campo de pesquisa, no sentido de gerar alternativa onde os alunos pudessem vivenciar a experiência de pesquisa, entendendo a experiência da pesquisa como elemento formador de uma atitude crítica, reflexiva e emancipadora”.


    O livro virtual, trata-se de uma investigação desenvolvida coletivamente por um grupo de pesquisadores, constituído por professores (as) e discente (Benilda Miranda Veloso, João Batista do Carmo Silva, Madson Jesus Farias Trindade, Ruth Lisboa Pantoja, Marlanje Solene Ferreira, Cheliane Estumano Gaia, Bruno Henrique Silva da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Egídio Martins, Eraldo Souza do Carmo, Franciely Farias da Cunha, Gilmar Pereira da Silva), que reflete acerca do desafio de fazer pesquisa no presente contexto. Sobre o perfil socioeconômico dos (as) estudantes, sobre a função social da universidade, sobre as ações estatais e as politica publicas implementadas para enfrentamento da pandemia, sobre as implicações do trabalho e na renda. Assim como, sobre as implicações para o processo formativo desses (as) discentes

O E-BOOK aborda 6 capítulos e cada capitulo foram elaborados por coletivo de professores e discentes citados acima.


Para as pessoas que quiserem baixar o livro é só acessar o site da editora Pantanal, segue o link na foto.

Revista Pantanal: Clique aqui



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