PARTICAPAÇÃO EM EVENTOS
No dia 23 à 26 de Fevereiro, aconteceu o VII Encontro
de Educação e os Desafios da Contemporaneidade que teve como tema “Educação
Pública em Luta: resistência e contra conduta às políticas educacionais em
tempo de exceção”, objetivando
reunir os sujeitos envolvidos na educação dos diversos espaços educativos, para
que dialoguem e reflitam em torno dos desafios relacionados à Educação Básica,
discutindo ao mesmo tempo as alternativas de resistência a todas as políticas
que inviabilizam a promoção da educação com qualidade. O evento foi
realizado pela Faculdade de
Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS) da
Universidade Federal do Pará (UFPA).
As
comunicações orais foram representadas no evento em 6 eixos temáticos que
abrange os mais variados assuntos, como: 1. Políticas Educacionais,
Financiamento da Educação e Gestão Educacional; 2. Trabalho, Universidade e
Educação profissional; 3.Educação do Campo e Movimentos Sociais; 4.Práticas de
Ensino, educação inclusiva e Tecnologias na Educação nos diferentes níveis e
modalidades de ensino; 5. Valorização de formação dos Professores, Currículo e
Diversidade Cultural na educação Básica; 6- Práxis, política da educação e saberes
sociais.
Desse
Modo, o Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Universidade na Amazônia, se fez
presente nesse evento de tamanha relevância, com apresentação de trabalho de
comunicação orais, representados pelos membros: Benilda Miranda Veloso, João
Batista do Carmo Silva, Madson Jesus Farias Trindade, Ruth Lisboa Pantoja,
Marlanje Solene Ferreira, Cheliane Estumano Gaia e Bruno Henrique Silva da
Silva.
Foram
apresentados seguintes trabalho no eixo 02. Trabalho, universidade e educação
profissional:
-O
SABER/FAZER DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Autores:
Ademar Pinheiro Farias Júnior; João Batista do Carmo Silva.
UNIVERSIDADE
EM TEMPOS DE PANDEMIA: A AUSÊNCIA DA AMBIÊNCIA ACADÊMICA PRESENCIAL NO ENSINO
DE GRADUAÇÃO. Autores: Ruth Lisboa Pantoja; Benilda Miranda Veloso; Madson
Jesus Farias Trindade.
-DESAFIOS
ENFRENTADOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO FÍSICO: A ROTINA DOS (AS) ESTUDANTES DO
CURSO DE PEDAGOGIA. Autores: Madson Jesus Farias Trindade; Ruth Lisboa Pantoja;
João Batista do Carmo Silva.
IMPLICAÇÕES
DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO ACESSO E NA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO
BAIXO TOCANTINS. Autores: Marlanje Solene Ferreira; João Batista do Carmo
Silva.
-UNIVERSIDADE
POPULAR: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DE TRABALHADORES POR MEIO DO CURSINHO
POPULAR. Autores: João Batista do Carmo Silva; Cheliane Estumano Gaia; Bruno
Henrique Silva da Silva.
O
E-BOOK foi apresentado pelos membros do grupo de pesquisa: João Batista do
Carmo Silva, Marlanje Solene Ferreira, Cheliane Estumano Gaia. Onde
o professor João Batista começou falando a importância da publicação do livro,
que é “Uma importância rica no campo de pesquisa, no sentido de gerar
alternativa onde os alunos pudessem vivenciar a experiência de pesquisa,
entendendo a experiência da pesquisa como elemento formador de uma atitude crítica,
reflexiva e emancipadora”.
O
E-BOOK aborda 6 capítulos e cada capitulo foram elaborados por coletivo de
professores e discentes citados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário