quinta-feira, 3 de novembro de 2022

 REUNIÃO DE FORMAÇÃO         

          No dia 25/10/2022, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Universidade na Amazônia realizou em uma das salas do Campus Universitário do Tocantins/Cametá a secção e exposição do texto intitulado “Estudante de primeira geração (P-GER) na educação superior brasileira” voltada para disciplina do PPGGEDUC Seminário de Dissertação I, apresentada pelo Cheliane Gaia orientada pelo Professor Dr. João Batista. O seminário é atividade do Programa de Pós Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e foi ampliado para o grupo de pesquisa por se trata de uma formação primordial para pesquisadores. Se fizeram presentes no encontro o responsável pela reunião, Professor Dr. João Batista, os discentes: Bruno Henrique, Cheliane Gaia, Madson Trindade, Marlanje Solene,  José Diniz e Ruth Lisboa.

        O encontro iniciou com as boas vindas aos membros do Grupo de pesquisa com a mediação do Professor Dr. João Batista, que destacou a importância e reflexões da secção de estudo e do debate que surgiria com a exposição do texto.

           A socialização ficou por conta de Cheliane Gaia onde socializou o texto “Estudante de primeira geração (P-GER) na educação superior brasileira” dos autores Vera Lucia Felicetti, Marilia Costa Morosini e Alberto F. Cabrera a qual serve de base para a escrita de sua dissertação. A obra destaca o conceito de estudante de primeira geração nos cenários internacionais e nacionais e como o tema tem se configurado na realidade brasileira por meio de algumas análises. O conceito de primeira geração defendido no cenário nacional é aquele utilizada pelos autores como Figueiredo (2015), Pretto (2015), Valenti (2012), Felicetti (2011), Felicetti e Cabrera (2017) e Mello Neto (2015) que, diante dos achados, conceituam os de 1ª geração como sendo o primeiro da família, sem especificar o grau de parentesco, a cursar o ensino superior. Com isso, os autores analisam as contribuições das políticas afirmativas para que esses sujeitos fossem alunos de primeira geração e de que forma essas políticas impactam nessas estatísticas.

        Ainda, o texto aborda os estudantes de 1ª geração no Brasil e o ENADE, estratégia utilizada para identificar os sujeitos.  A partir do questionário realizado pelo ENADE, identificou três questões que permitem identificar se há concluintes de 1a geração. Duas delas capturam a escolaridade máxima da mãe e a do pai. A terceira pergunta indaga se alguém da família possui estudos em nível superior. Para tanto, esse estudo se ocupa de micro dados referentes ao questionário do estudante dos ENADES 2015, 2016 e 2017. Por meio dessa análise identificou as características demográficas dos concluinte de P-GER, tais como sexo e a condição étnico-racial, assim como, a categoria administrativa a qual estão presentes onde estão distribuídos entre públicas e privadas.

        A pesquisa é de extrema importância para entender como os P-GER se encontram em nosso cenário e de que forma as pesquisas podem dá maior visibilidade para essa demanda que os sujeitos apresentam, pois tem característica próprias que é tanto interna quanto externa. Por isso tais estudos escancaram a realidade educacional brasileira e o papel da universidade enquanto elemento inerente à sociedade.



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