LANÇAMENTO DE LIVROS SOBRE UNIVERSIDADE
No VII Seminário Nacional do PPGEDUC com o Tema: “Epistemologias da pesquisa e da avaliação na pós-graduação em educação e cultura Epistemologias da pesquisa e da avaliação na pós-graduação em educação e cultura”, que ocorreu nos dias 16 a 18 de dezembro de 2020. Dentre a programação houve o lançamento dos livros que discutem sobre UNIVERSIDADE E TRABALHO:
As obras são as seguintes:
1-Coletânea intitulada “Universidade e trabalho no Brasil: a formação do trabalhador amazônida em foco” organizado por Gilmar Pereira da Silva e João Batista do Carmo Silva. Com textos de Gaudêncio Frigotto, Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Marise Ramos, Doriedson Rodrigues, Socorro Coelho, Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, Rubens da Costa Ferreira
Neste livro você irá encontrar um esforço teórico e político de professores-pesquisadores que investigam a universidade. São diversas pesquisas sobre o tema, encontradas em artigos inéditos e outros já publicados, sobretudo em periódicos, que, juntos, contribuirão para uma reflexão das problemáticas que envolvem as universidades brasileiras nesse momento histórico de profundos ataques ideológicos e cortes orçamentários produzidos pelo Governo Federal. Essa perspectiva também nos motivou a reunir alguns desses textos, que, acreditamos, podem contribuir para a consolidação da defesa da universidade, como uma instituição social imprescindível em qualquer país que queira produzir ciência e tecnologia em diálogo com a realidade social. Esse fato ganha ainda maior relevância quando articulado com a intencionalidade de construir uma universidade no interior da Amazônia, em uma região negada pela lógica do capital, mas adotada pela força dos movimentos sociais e sindicais de um povo que aprendeu a lutar. Dessa maneira, como o desafio de construção da universidade no Brasil constitui-se em um enfrentamento alimentado de trabalho e compromisso por um grupo de gestores e professores, com o apoio de movimentos sociais, esta obra cumpre a função social de partilhar os resultados de um conjunto de pesquisas realizadas por diversos professores-pesquisadores que acreditam que a socialização do conhecimento produzido coletivamente no interior de nossas universidades ajuda consolidar estratégia de efetivação da práxis em nossa realidade social.
2- Livro intitulado “Universidade e trabalho na Amazônia” de autoria de João Batista do Carmo Silva.
O livro Universidade e trabalho na Amazônia investiga a relação entre universidade e trabalho, com o objetivo de compreender quais são as concepções de trabalho que fundamentam as pesquisas de pós-graduação realizadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), com base nas produções acadêmicas apresentadas sob as formas de teses e dissertações. Também são analisadas as contribuições da UFPA frente ao trabalho, considerando as diferentes e antitéticas perspectivas colocadas para a relação entre universidade e trabalho. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa do tipo documental, cujos dados foram analisados tendo como referência a análise do conteúdo. Com a revisão da literatura e a análise documental, foi possível constatar que a construção da universidade brasileira é recente e controversa e que, por meio da produção de ciência e tecnologia e da formação dos profissionais exigidos por essa sociedade, a universidade apresenta-se como fundamental para o desenvolvimento do país. Foram analisadas quarenta e seis dissertações e dezenove teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Ciências Sociais e em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da UFPA, cujos resultados demonstram que a universidade brasileira assume, hegemonicamente, uma concepção heterônoma, apesar de existirem algumas experiências de construção de modelos institucionais fundamentados em concepções centradas no trabalho como princípio educativo e na formação de trabalhadores para o enfrentamento do capital. Essa condição antitética se manifesta-se nas pesquisas realizadas na UFPA. Esta obra mostra que a maioria das pesquisas concebe o trabalho como fundamento da humanização do homem ou como princípio educativo, embasado na teoria marxista, mas algumas ainda refletem a dualidade entre trabalho e educação, construída pela lógica do capital, aproximando-se da teoria liberal.
Trata-se de uma obra voltada para todos aqueles que buscam compreender as contribuições históricas das universidades no processo de formação dos professores, seja por meio da pesquisa, do ensino ou da extensão. Professores, pedagogos, sociólogos, pesquisadores que estudam a relação entre trabalho e educação encontram, neste livro, amenta para seus estudos.
O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS UNIVERSIDADE NA AMAZÔNIA, agradece pelo espaço de socialização e debates sobre as publicações desenvolvidas no âmbito desse grupo. Entendendo esse espaço acadêmico como oportunidade indução de novas pesquisas sobre a importância da universidade.
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