REUNIÃO DE FORMAÇÃO
No dia 07/10/2021 foi realizado o encontro por meio da plataforma Google Meet do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Universidade da Amazônia para a exposição do projeto de pesquisa da bolsa de Iniciação Científica dos discentes Ruth Lisboa e Roozewel Pantoja. Estavam presentes no encontro os professores João Batista do Carmo Silva e Benilda Miranda Veloso Silva, os discentes Arlon Borges, Bruno Henrique, Cheliane Gaia, Madson Trindade, Marlanje Solene e Wagner Ferreira.
O tema da pesquisa da discente Ruth Lisboa intitula-se “A interiorização da universidade pública: um estudo no polo de Oeiras do Pará do Campus de Cametá – UFPA” e do Roozewel Pantoja intitulada “A interiorização da universidade pública: um estudo no polo de Limoeiro do Ajurú do Campus de Cametá – UFPA”, a exposição do projeto de pesquisa se deu de modo conjunto, pois, a pesquisa ainda se encontra na fase inicial, e tem em comum os objetivos, metodologias e outros elementos, se diferenciando assim, o título e o lócus de pesquisa.
Ambas as pesquisas se estruturam em torno da ideia de investigar a difícil trajetória da maioria dos jovens, entre a “escola pública” de Ensino Médio e a “universidade pública”, como ocorre no caso de muitos alunos do Curso de Pedagogia, bem como no âmbito de muitos outros cursos do Campus de Cametá. Esse é contexto dentro do qual articula-se o processo de interiorização do Campus de Cametá. Ou interiorização da interiorização, forjada em uma concepção de universidade multicampi que estrutura as ações da UFPA no âmbito de suas inserções regionais.
As mesmas tem como objetivo geral analisar as contribuições e os desafios da interiorização do Polo de Oeiras do Pará, do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, no período de 2018 e 2021 e específicos investigar a trajetória de alunos oriundos das escolas públicas de Ensino Médio localizadas no município de Oeiras do Pará, que foram aprovados nos cursos de graduação do Campus de Cametá no período de 2018 a 2021, considerando renda familiar, escolaridade dos pais e dificuldades acadêmicas no curso de graduação; Analisar as contribuições da política de extensão, a política de cotas e a assistência estudantil, no que tange ao acesso e permanência nos cursos de graduação do Polo de Oeiras do Pará, do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará.
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