REUNIÃO DE FORMAÇÃO
No dia 30/09/2021 ocorreu a Reunião do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Universidade na Amazônia para exposição dos projetos de pesquisa de conclusão de curso (TCC) das discentes Andreia Melo e Jacinira Barros que contou com a presença do Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva, Benilda Miranda Veloso Silva, Cheliane Gaia, Madson Trindade, Richarly Cruz e Ruth Lisboa.
Inicialmente, a exposição começou pela discente Andreia Melo, apresentando seu tema de pesquisa intitulada “Financiamento da Interiorização da UFPA: análise dos recursos disponíveis para a interiorização do Campus de Cametá”. A interiorização das universidades contribuiu para o acesso de jovens interioranos ao ensino superior, antes uma realidade distante já que as universidades se concentravam nos grandes centros urbanos. No Pará, a UFPA possui campi em cidades do interior do estado, entre elas a cidade de Cametá com o Campus universitário do Tocantins que se interiorizou para outros municípios. Esta pesquisa investigará o financiamento da interiorização da UFPA a partir da análise dos recursos disponíveis para o processo de interiorização do campus de Cametá. Para tanto, serão analisados documentos relevantes para a compreensão da temática diante dos cortes orçamentários pelos quais as universidades brasileiras atravessam.
A segunda apresentação da discente Jacinira Barros que tem como título "A avaliação da aprendizagem na universidade: um estudos nos cursos de graduação do Campus Universitário Cametá em tempos de pandemia da COVID-19”. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de avalição da aprendizagem desenvolvido nos cursos de graduação do Campus de Cametá no contexto pandêmico e específicos investigar as concepções de avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação em Pedagogia e Agronomia do Campus de Cametá; Analisar as estratégias de avaliação da aprendizagem utilizadas no Ensino Remoto Emergencial nos cursos de Graduação do Campus de Cametá e Compreender as influências da pandemia no processo de avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação do Campus de Cametá.
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